Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) abre suas portas para debater o futuro da logística portuária do Amapá

05/08/2020 17:31

O senador suplente Paulo Albuquerque (PSD/AP), o prefeito de Santana Ofirney Sadala (AVANTE), o presidente da Companhia Docas de Santana, Glauco Cei, o promotor de Justiça André Luís Azevedo, da Comarca de Santana, além do presidente do Conselho Nacional da Praticagem (CONAPRA), Ricardo Falcão – que atua no Amapá estiveram presentes na simulação no laboratório Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da USP.

“A presença da praticagem nas simulações assegura projetos mais otimizados e seguros, colaborando para o desenvolvimento portuário. Desde 2012, 200 práticos já participaram de 164 simulações anteriores à implantação de novos portos e operações no país”, diz Ricardo Falcão.

Operações de navios maiores no Amapá são simuladas na Universidade de São Paulo

Fonte:

https://www.sopesp.com.br/2020/08/05/operacoes-de-navios-maiores-no-amapa-sao-simuladas-na-universidade-de-sao-paulo/

Tags: PraticagemSimulaçãoUSP

Mestrado sobre SAR aprovado

05/09/2019 17:40

Os professores Dr. Eduardo Antonio Temponi Lebre (Orientador/UFSC), Drª. Marinez Eymael Garcia Scherer (Membro interno/UFSC). Dr. Pedro de Souza Pereira (Membro interno/UFSC), MSc. Onir Mocellin (Membro externo /ALESC), na apresentação da dissertação de Mestrado de Gabriel Zappelini Nunes, 29/08/2019, às 17h50min, Nemar, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, da Universidade Federal de Santa Catarina.

SAR Salvamar Sul G Z Nunes.pptx

Especialista ministra palestra sobre Direito do Mar e Direito Marítimo no AQUASEG/AQUALAB

29/08/2017 17:48

Convidado Allexandre Guimarães Trindade. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Especialista em Direito Marítimo e Portuário (2014) e em Direito Ambiental (2007). Professor da Pós-graduação de Direito Marítimo e Portuário da UNISANTOS. Professor convidado da Maritime Law Academy. Sócio do escritório Guimarães Advogados Associados. Membro da Comissão de Direito Regulatório da OAB/ES. Membro Titular do Conselho Regional de Meio Ambiente da Grande Vitória (CONREMA V). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) de Direito do Mar da Universidade de São Paulo (CEDMAR/USP).

Palestra sobre Direito do Mar, legislação e prática: estudo de caso da pesquisa de campo da lama de rejeitos da mineradora SAMARCO no Mar, para alunos de pós-graduação e comunidade da UFSC, dia 31/08/17 as 15h00min, no Centro de Ciências Jurídicas sala 113, Campus de Florianópolis.

Acesse para ver resumo da apresentação

Apresentacao UFSC. Direito do Mar. Pesquisa Vital de Oliveira

 

UFSC participará da Frente Parlamentar do Setor Náutico

02/08/2017 21:18

Hoje na ALESC o Deputado Gabriel Ribeiro instalou a Frente Parlamentar de Santa Catarina para o Setor Náutico, diversas autoridades públicas, representantes de empresas náuticas e outros segmentos da sociedade estiveram presentes no Plenarinho. O Professor Eduardo A. T. Lebre, coordenador do AQUASEG/AQUALAB/UFSC, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC),  onde se realizam estudos e projetos na segurança da navegação e transporte aquaviário esteve presente no evento e foi convidado a participar da nova Frente Parlamentar, representando o segmento acadêmico, aceitou o convite.

Fonte: Agência Alesc

http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/empresarios-e-autoridades-prestigiam-instalacaeo-da-frente-parlamentar-do-s#!prettyPhoto

 

 

Nova publicação sobre “demurrage” ou “sobreestadia”

30/06/2017 12:00

Em torno de US$ 8 bilhões em frete oceânico ao ano gasta o Brasil e dentro do empreendimento em geral ocorrem atrasos na devolução dos contêineres que geram um prejuízo estimado de US$ 1,4 bilhão de prejuízos para os armadores. O direito se esforça para compensar esse prejuízo contratando uma indenização ou multa por dia ou hora “demurrage” ou “sobreestadia”.

Demurrage de contêiner – Pré-lançamento de livro e debate com os advogados e professores Osvaldo Agripino (prefácio) e Gabrielle Novak (autora). Dia 30 jun às 19 h – Auditório do Mestrado e Doutorado em Direito da Univali – 4a andar – bloco D – Campus Itajaí.

Primeira Defesa de Dissertação no PPGTG/UFSC sobre a Segurança da Navegação Marítima

13/02/2017 09:04

 seg navegaPrimeira Defesa de Dissertação que contou com a presença do Magnífico Reitor Luiz Cancellier < Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo>. 13 fev. 2017, 2ª. feira, às 8:30, UFSC  Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG) da UFSC. Mestrando: Samuel Sembalista Haurelhuk. Orientador-Presidente: Osvaldo Agripino de Castro Junior, Dr. (PPGTG, UFSC e PPCJ-Univali e Advogado Sócio do Agripino & Ferreira Advocacia e Consultoria). Membros banca confirmados: Amir Mattar Valente, Dr e Carlos Loch, Dr. (PPGTG, UFSC) e Eduardo Antônio Temponi Lebre, Dr., DIR/CCJ e PPGOCEANO <Oceanografia>, UFSC. Maiores informações sobre o PPGTG, Processo seletivo e banca: ppgtg@contato.ufsc.br  +55 48 3721-7772. Página: ppgtg.posgrad.ufsc.br

Transporte Aquaviário de Passageiros

04/08/2016 14:17

A REVISTA DIREITO ADUANEIRO, MARÍTIMO E PORTUÁRIO. São Paulo: IOB, v. 6, n. 32, maio/jun. 2016 tem como assunto especial o Transporte Aquaviário de Passageiros: Temas Atuais. Contém uma valiosa contribuição da UFSC nesse volume da revista, através do artigo do Prof. Dr. Eduardo Antonio Temponi Lebre que concluiu o Pós-Doutorado na UNISANTOS, com a Supervisão da Profa. Dra. Eliane Maria Octaviano Martins, pesquisando a cabotagem para passageiros. Veja o sumário.
(mais…)

Atividade pedagógica com alunos do Curso de Pós-Graduação em Oceanografia e AQUASEG/UFSC realizada na embarcação Betelgeuse – CPSC 05

30/05/2015 15:21

Data 25/06/2015 das 13h30min as 17h00min. Local Rua Quatorze de Julho nº 440 – Estreito – Florianópolis CEP: 88075-010

(mais…)

Tags: AQUASEGEduardo Antonio Temponi LebreIMOoceanografiapós-graduação

Secretário-Geral da IMO lança em 2015 o tema do Dia Marítimo Mundial: “Educação Marítima e de formação” na Universidade Marítima Mundial

23/02/2015 22:56

24159 WMD Logo 2015-English-RGB“Normas eficazes de formação continuam a ser a base de uma indústria de transporte seguro e protegido, que precisa preservar a qualidade, habilidades práticas e competências dos recursos humanos qualificados “, disse  o Secretário-Geral Sekimizu, acrescentando que o tema de 2015 do Dia Marítimo Mundial proporciona oportunidade para destacar a importância para todos, não apenas dentro da indústria de transporte, devendo haver em quantidade suficiente e com educação marítima de qualidade e treinamento disponíveis para atender às necessidades do setor, agora e no futuro.

Tags: educaçãoensinoIMOsegurança
  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3