Participação do AQUASEG/AQUALAB
Palestra às 15h30min / Mesa às 17h sobre mercado de trabalhoàs na oceanografia, com o Prof. Dr. Eduardo Antonio Temponi Lebre – Coordenador do laboratório.
“Semana Acadêmica da Oceanografia (SEA) é um evento anual organizado pelos estudantes do curso de graduação em Oceanografia da UFSC. A IX edição ocorrerá entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, com o tema “Oceano e sociedade: conexões que sustentam o mundo”, destacando a interdependência entre os mares e a vida humana. O evento tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em Oceanografia e áreas afins, como Física, Química, Biologia, Geologia, Geografia, Meteorologia e Gestão Ambiental.”
Página oficial da atividade: www.instagram.com/sea.oceanografia.ufsc/
Tags:
AQUASEGdireito marítimo
Conforme o planejamento 2025/2029, o Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação, conhecido como AQUASEG/AQUALAB, contará com a seguinte equipe:
Marcelo Assumpção Ulysséa, OCEANOGRAFIA
Marcieli da Silva Ribeiro, Mestrado Profissional em Desastres Naturais
Depois de um longo tempo, desde a pandemia de Covid 19, temos muitos resultados de pesquisa e agora é o momento de aplica-las na extensão universitária.
Há mais duas vagas para alunos da graduação em direito que serão selecionadas em Março de 2025.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, apresentou o novo plano de investimentos para o porto na manhã desta segunda-feira 17/06/24. Prevê mais de R$ 20 bilhões em ações de melhorias no Porto ao longo dos próximos cinco anos.
Fonte: CNN Brasil (18 de junho de 2024)

Poster apresentado no XIX Congresso Latino-Americano de Ciências Marinhas – COLACMAR 2022

Parceria entre AQUASEG/UFSC e IAMB
Tags:
AQUASEGCOLACMARIAMB
https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/35
- v. 1 n. 2 (2021): Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy – International Law and Business Review
“A reforma da lei do oceanógrafo para um novo cenário aquaviário”
Palavras-chave:
Oceanógrafo, Regulamentação profissional, Marinha Mercante, Aquaviário
Resumo
A Oceanografia como Ciência está muito próxima da navegação e a sua participação profissional está longe de ser bem aproveitada para atender a Marinha Mercante brasileira. Para incrementa-la e possibilitar a inserção de recursos humanos com grau de escolaridade superior, o propósito deste artigo é o de apresentar uma hipótese destinada à reforma da regulamentação profissional do oceanógrafo, objetivando a criação do direito de acesso direto à carreira de marítimo aos graduados em Oceanografia com habilitação e expedição de Caderneta de Inscrição e Registro, para tanto, o estudo descreve a situação atual da profissão e demonstra uma possibilidade razoável de aprimoramento dela, aproveitando-a no rol de aquaviários habilitados.
Esforços para manter o País no rumo do crescimento vêm sendo implementados nas ações diárias dos setores classificados como essenciais, os quais têm, diuturnamente, se adequado para viabilizar a manutenção de suas rotinas. Dentre esses setores, os segmentos relacionados à nossa Amazônia Azul: transporte marítimo, atividades portuárias, praticagem, exploração de óleo e gás, apoio marítimo, pesca, atividades de fiscalização marítima e sanitária, dentre outras, não podem parar, exigindo desses profissionais um esforço ainda maior.
Artigo relacionado a esse assunto: Clique aqui
https://www.portosenavios.com.br/artigos/artigos-de-opiniao/a-imprescindivel-continuidade-daatividade-maritima-em-tempos-de-pandemia
Em parceria com INSTITUTO ANJOS DO MAR BRASIL, na embarcação Alfa 1, realização de monitoramento da qualidade da água do mar e do estuário de Porto Belo (SC), como ação de prevenção de poluição causada principalmente por óleo combustível e outros dejetos sólidos e líquidos provenientes de embarcações ou rede pluvial no canal provenientes de estabelecimentos náuticos. Participantes: Prof. Dr. Eduardo A. T. Lebre (AQUASEG/UFSC); Marcelo Assumpção Ulysséa (IAMB); Marcieli da Silva Ribeiro (aluna voluntária AQUASEG/UFSC).
Edital da PROEX voltado a projetos de extensão que promovam políticas de inclusão – pessoas com deficiências.
Inscrições de 12/02/2019 a 22/02/2019

O Veleiro Oceanográfico ECO para pesquisas, que a UFSC construiu vai ser oficialmente batizado, o AQUASEG/AQUALAB/UFSC foi convidado e estará presente na histórica cerimônia. Congratulações para toda Equipe ECO!
O pescador Getúlio Manoel Inácio faleceu em 31 de janeiro deste ano e deixou uma valiosa contribuição para pesca artesanal e a arte de pescar com canoa à remo, tendo um grande acervo no Rancho de Pesca Manoel Rafael — nome de seu pai, que fora o dono do espaço antigo, – na Praia do Campeche em Florianópolis – Seu Getúlio participou do Projeto Aquaseg em 2011 e protagonizou uma entrevista no vídeo documentário “Pescador Seguro”.
Tags:
campecheflorianópolisGetúlio Manoel Ináciopesca artesanal