Quadriênio 2025-2029 do AQUASEG/AQUALAB

04/12/2024 18:23

Conforme o planejamento 2025/2029, o Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação, conhecido como AQUASEG/AQUALAB, contará com a seguinte equipe:

Marcelo Assumpção Ulysséa,  OCEANOGRAFIA

Marcieli da Silva Ribeiro, Mestrado Profissional em Desastres Naturais

Depois de um longo tempo, desde a pandemia de Covid 19, temos muitos resultados de pesquisa e agora é o momento de aplica-las na extensão universitária.

Há mais duas vagas para alunos da graduação em direito que serão selecionadas em Março de 2025.

Anunciado investimento de 20 bilhões no Porto de Santos

19/06/2024 15:14

Porto de Santos quer estar entre os 20 maiores do mundo

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, apresentou o novo plano de investimentos para o porto na manhã desta segunda-feira 17/06/24. Prevê mais de R$ 20 bilhões em ações de melhorias no Porto ao longo dos próximos cinco anos.

Fonte: CNN Brasil (18 de junho de 2024)

Notícia de publicação de artigo sobre oceanógrafo

13/01/2022 18:00

https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/35

  1. v. 1 n. 2 (2021): Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy – International Law and Business Review

“A reforma da lei do oceanógrafo para um novo cenário aquaviário”

Palavras-chave:

Oceanógrafo, Regulamentação profissional, Marinha Mercante, Aquaviário

Resumo

A Oceanografia como Ciência está muito próxima da navegação e a sua participação profissional está longe de ser bem aproveitada para atender a Marinha Mercante brasileira. Para incrementa-la e possibilitar a inserção de recursos humanos com grau de escolaridade superior, o propósito deste artigo é o de apresentar uma hipótese destinada à reforma da regulamentação profissional do oceanógrafo, objetivando a criação do direito de acesso direto à carreira de marítimo aos graduados em Oceanografia com habilitação e expedição de Caderneta de Inscrição e Registro, para tanto, o estudo descreve a situação atual da profissão e demonstra uma possibilidade razoável de aprimoramento dela, aproveitando-a no rol de aquaviários habilitados.

A IMPRESCINDÍVEL CONTINUIDADE DA ATIVIDADE MARÍTIMA EM TEMPOS DE PANDEMIA

08/06/2020 15:50

Esforços para manter o País no rumo do crescimento vêm sendo implementados nas ações diárias dos setores classificados como essenciais, os quais têm, diuturnamente, se adequado para viabilizar a manutenção de suas rotinas. Dentre esses setores, os segmentos relacionados à nossa Amazônia Azul: transporte marítimo, atividades portuárias, praticagem, exploração de óleo e gás, apoio marítimo, pesca, atividades de fiscalização marítima e sanitária, dentre outras, não podem parar, exigindo desses profissionais um esforço ainda maior.

Artigo relacionado a esse assunto: Clique aqui

https://www.portosenavios.com.br/artigos/artigos-de-opiniao/a-imprescindivel-continuidade-daatividade-maritima-em-tempos-de-pandemia

 

AQUASEG realiza atividade de monitoramento para prevenção da poluição hídrica

14/02/2019 17:50

Em parceria com INSTITUTO ANJOS DO MAR BRASIL, na embarcação Alfa 1, realização de monitoramento da qualidade da água do mar e do estuário de Porto Belo (SC), como ação de prevenção de poluição causada principalmente por óleo combustível e outros dejetos sólidos e líquidos provenientes de embarcações ou rede pluvial no canal provenientes de estabelecimentos náuticos. Participantes: Prof. Dr. Eduardo A. T. Lebre (AQUASEG/UFSC); Marcelo Assumpção Ulysséa (IAMB); Marcieli da Silva Ribeiro (aluna voluntária AQUASEG/UFSC).

Um mês de luto pelo pescador artesanal “Seu Getúlio” do Campeche

27/02/2018 14:47

O pescador Getúlio Manoel Inácio faleceu em 31 de janeiro deste ano e deixou uma valiosa contribuição para pesca artesanal e a arte de pescar com canoa à remo, tendo um grande acervo no Rancho de Pesca Manoel Rafael — nome de seu pai, que fora o dono do espaço antigo, – na Praia do Campeche em Florianópolis – Seu Getúlio participou do Projeto Aquaseg em 2011 e protagonizou uma entrevista no vídeo documentário “Pescador Seguro”.

Tags: campecheflorianópolisGetúlio Manoel Ináciopesca artesanal

Especialista ministra palestra sobre Direito do Mar e Direito Marítimo no AQUASEG/AQUALAB

29/08/2017 17:48

Convidado Allexandre Guimarães Trindade. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Especialista em Direito Marítimo e Portuário (2014) e em Direito Ambiental (2007). Professor da Pós-graduação de Direito Marítimo e Portuário da UNISANTOS. Professor convidado da Maritime Law Academy. Sócio do escritório Guimarães Advogados Associados. Membro da Comissão de Direito Regulatório da OAB/ES. Membro Titular do Conselho Regional de Meio Ambiente da Grande Vitória (CONREMA V). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) de Direito do Mar da Universidade de São Paulo (CEDMAR/USP).

Palestra sobre Direito do Mar, legislação e prática: estudo de caso da pesquisa de campo da lama de rejeitos da mineradora SAMARCO no Mar, para alunos de pós-graduação e comunidade da UFSC, dia 31/08/17 as 15h00min, no Centro de Ciências Jurídicas sala 113, Campus de Florianópolis.

Acesse para ver resumo da apresentação

Apresentacao UFSC. Direito do Mar. Pesquisa Vital de Oliveira

 

  • Página 1 de 4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4