The IMRF’s Global Maritime SAR Forum (GMSF) continues to serve as the world’s leading platform for the global SAR community. This forum provides a unique opportunity to share, present, and discuss the latest technologies, processes, procedures, skills, techniques, training, and lessons in maritime search and rescue (SAR). Our aim is to share knowledge that helps improve SAR practices across the globe.
The GMSF meetings are held virtually each month and are open exclusively to IMRF members.
Next Meeting Details:
Date: 10 December 2024
Time: 18:30 BST
Topic:The Use of Electro Optical and Infra-Red Systems in Search and Rescue: IMRF Members’ Perspectives and Experiences
Speaker: Lieutenant Stephanie Regis, US Coast Guard
https://www.international-maritime-rescue.org/
To register, kindly email Roly Mckie at gmsf@imrf.org.uk
We look forward to your participation!
Conforme o planejamento 2025/2029, o Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação, conhecido como AQUASEG/AQUALAB, contará com a seguinte equipe:
Marcelo Assumpção Ulysséa, OCEANOGRAFIA
Marcieli da Silva Ribeiro, Mestrado Profissional em Desastres Naturais
Depois de um longo tempo, desde a pandemia de Covid 19, temos muitos resultados de pesquisa e agora é o momento de aplica-las na extensão universitária.
Há mais duas vagas para alunos da graduação em direito que serão selecionadas em Março de 2025.
WMRC 2019 em Vancuver – Canadá é a quarta edição quadrienal do World Maritime Rescue Congress, onde a pesquisa e praticantes de resgate, indústria e governos se unem para partilhar experiências e melhores práticas e definir o rumo para o futuro SAR marítimo. O primeiro congresso foi realizado em 2007 a International Lifeboat Conference, na Suécia e, desde então, tem viajado para Xangai, China em 2011 e Bremerhaven, Alemanha em 2015.
Notícia de produção científica no evento WMRC 2019 do Coordenador do AQUASEG em co-autoria com seu orientando Gabriel do mestrado do PPGOCEANO/UFSC e com a participação do Diretor do Instituto Anjos do Mar Brasil, no trabalho com o título: “The Brazilian Maritime Rescue System – Laws and Regulations, Status and Statistics“. Mr. Eduardo Antonio Temponi Lebre/Federal University of Santa Catarina; Mr. Gabriel Zappelini Nunes/Santa Catarina Militar Fire Fighters Corps; Mr. Marcelo Ulysséa/Sea Angel’s Brazil Institute (SABI) >>> WMRC2019_Program_Book_p 15
Tags:
AQUALABAQUASEGMr. Eduardo Antonio Temponi Lebre/Federal University of Santa CatarinaMr. Gabriel Zappelini Nunes/Santa Catarina Militar Fire Fighters CorpsMr. Marcelo Ulysséa/Sea Angel’s Brazil Institute (SABI)WMRC 2019World Maritime Rescue Congress
Mau tempo e agitação do mar neste final de Abril de 2019 aumentam casos de SAR:
O corpo de Caroline Bittencourt, de 37 anos, foi localizado à tarde, na praia das Cigarras, em São Sebastião, pelos bombeiros e pescadores. Ela estava desaparecida desde a tarde de domingo (28) quando um vendaval atingiu o arquipélago e virou embarcações. O marido da modelo, Jorge Sestini, foi resgatado do mar por um marinheiro. Segundo a Capitania dos Portos, Jorge contou que estava com a esposa em Ilhabela e, por volta das 16h30, decidiram navegar em direção a São Sebastião, quando foram surpreendidos pela ventania. A modelo caiu no mar e o marido pulou na água na tentativa de resgatá-la. O casal estava a bordo de uma embarcação esportiva de 17 pés. Fonte: GLOBO. Para ler mais sobre esse assunto: <https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/04/29/modelo-caroline-bittencourt-e-procurada-apos-sumir-no-mar-em-ilhabela.ghtml>.
Em Ilhabela (SP), uma família, com um bebê, de nove meses, e mais 3 pessoas foram resgatadas de um bote à deriva, por um barco que tentava atravessar o canal de São Sebastião. O iate em que a família e o grupo estavam naufragou após encher de água com a ventania de mais de 100 km/h do domingo, 28. Fonte: CATRACA LIVRE. Para ler mais sobre esse assunto: <https://catracalivre.com.br/cidadania/familia-com-bebe-e-resgatada-a-deriva-apos-naufragio-emilhabela/>.
Uma lancha naufragou na manhã deste domingo (28) no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo informações da Marinha do Brasil, a embarcação Amalfi III teria virado na Marina Verolme. Ainda segundo a Marinha, a Capitania dos Portos foi ao local uma equipe de salvamento e encontrou a lancha encalhada. Ela foi retirada. Ninguém ficou ferido e não houve poluição hídrica. O proprietário foi notificado para prestar esclarecimentos e um inquérito foi instaurado pela Marinha para apurar as causas do acidente. Fonte: GLOBO. Para ler mais sobre esse assunto: <https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/04/28/lancha-naufraga-no-mar-deangra-dos-reis.ghtml>.
Os fortes ventos que atingiram o litoral neste domingo, 28, dificultaram a retirada de embarcações de luxo do mar no Canto do Tortuga, em Guarujá. Lanchas e jet skis ficaram a deriva, com risco de colisão, por algumas horas, no local. No Litoral Norte, os ventos também causaram estragos, com queda de mais de 50 árvores e alagamentos em diversas ruas. As travessias de balsa do litoral ficaram paralisadas nesta tarde, mas já operam normalmente, com exceção da balsa Ilhabela/São Sebastião, que segue interrompida. Fonte: SISTEMA COSTA NORTE COMUNICAÇÃO. Para ler mais sobre esse assunto: <http://d.costanorte.com.br/geral/31114/lanchas-e-jet-skis-ficam-a-deriva-no-canto-do-tortuga-emguaruja>.
Gabriel Z. Nunes e outro colega bombeiro, em 1°/9, por volta das 09h30min, socorreram uma pessoa em perigo no mar, há cerca de quatro quilômetros da costa de Barra Velha. Gabriel é, também, aluno do curso de mestrado em Oceanografia da UFSC e integrante do AQUASEG/UFSC, pesquisando para sua dissertação um tema relacionado a busca e salvamento. Foi a sua primeira participação numa missão de SAR, tendo sido possível, nas palavras dele “vivenciar as reais dificuldades de busca e salvamento no mar, que é um meio hostil ao ser humano, tendo sido possível aplicar a teoria na prática“.
Segundo relatado pelo CCS do CBMSC, “com o auxílio de uma moto aquática deslocaram para o local e constataram que se tratava de uma embarcação usada para pesca de camarão, que havia saído por volta das 6h da praia Central de Barra Velha. Quando estava se deslocando da região da praia de Barra do Sul com sentido à praia de Piçarras, o motor do barco apresentou pane. O pescador conseguiu pedir socorro e foi resgatado no fim da manhã pelos Bombeiros.”
Fonte: https://portal.cbm.sc.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/operacionais/2178-bombeiros-de-barra-velha-salvam-pescador-a-deriva
O navio cargueiro sul-coreano Stellar Daisy desapareceu na última sexta-feira (31); 24 marinheiros estavam a bordo. A pedido das autoridades uruguaias, a Marinha do Brasil enviou uma fragata para auxiliar nas buscas aos tripulantes e ao navio.
Fontes:
http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/fab-auxilia-buscas-a-22-desaparecidos-em-navio-no-uruguai/ar-BBzfsxp?ocid=mailsignout
http://exame.abril.com.br/brasil/fab-e-marinha-do-brasil-buscam-tripulantes-de-navio-desaparecido/
Primeira Defesa de Dissertação que contou com a presença do Magnífico Reitor Luiz Cancellier < Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo>. 13 fev. 2017, 2ª. feira, às 8:30, UFSC Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG) da UFSC. Mestrando: Samuel Sembalista Haurelhuk. Orientador-Presidente: Osvaldo Agripino de Castro Junior, Dr. (PPGTG, UFSC e PPCJ-Univali e Advogado Sócio do Agripino & Ferreira Advocacia e Consultoria). Membros banca confirmados: Amir Mattar Valente, Dr e Carlos Loch, Dr. (PPGTG, UFSC) e Eduardo Antônio Temponi Lebre, Dr., DIR/CCJ e PPGOCEANO <Oceanografia>, UFSC. Maiores informações sobre o PPGTG, Processo seletivo e banca: ppgtg@contato.ufsc.br +55 48 3721-7772. Página: ppgtg.posgrad.ufsc.br
Segurança da navegação nos rios da Amazônia. “Disk Segurança da Navegação” (0800 280 7200) e o “Disk Socorro-SAR” (185), por meio dos quais poderão ser feitas denúncias ou pedidos de socorro em toda a Amazônia Ocidental, nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. O serviço funciona 24 horas por dia e as ligações são gratuitas.
Mais notícias: http://www.marinha.mil.br/noticias/marinha-divulga-disk-seguran%C3%A7-da-navega%C3%A7%C3%A3o-e-disk-socorro-durante-opera%C3%A7%C3%A3o-%E2%80%9C%C3%A1gata-8%E2%80%9D
O sul-coreano Ferry Sewol naufragou, nesta quarta-feira (16), próximo do Porto da Ilha de Jeju, ele transportava 477 pessoas e 150 veículos. Os registos mostram que o ferry foi construído no Japão em 1994.
Mais notícias: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=731126&tm=7&layout=121&visual=49
A embarcação pesqueira, com a navegabilidade comprometida, devido ao mau funcionamento do motor e entrada de água, permaneceu a cerca de 100 milhas náuticas a nordeste de Salinópolis (PA), por três dias, até o contato realizado com a Marinha. O SAR foi feito no dia 14 de outubro pela Fragata “Rademaker”, em condições críticas, com ondas de 1,5 a 2 metros e ventos com rajadas de até 30 nós.
Fonte: < http://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/01112013/05.html >