The IMRF’s Global Maritime SAR Forum (GMSF) continues to serve as the world’s leading platform for the global SAR community. This forum provides a unique opportunity to share, present, and discuss the latest technologies, processes, procedures, skills, techniques, training, and lessons in maritime search and rescue (SAR). Our aim is to share knowledge that helps improve SAR practices across the globe.
The GMSF meetings are held virtually each month and are open exclusively to IMRF members.
Next Meeting Details:
Date: 10 December 2024
Time: 18:30 BST
Topic:The Use of Electro Optical and Infra-Red Systems in Search and Rescue: IMRF Members’ Perspectives and Experiences
Speaker: Lieutenant Stephanie Regis, US Coast Guard
https://www.international-maritime-rescue.org/
To register, kindly email Roly Mckie at gmsf@imrf.org.uk
We look forward to your participation!
A Log-In Logística Intermodal amplia sua capacidade no serviço de cabotagem para Manaus, região industrial estratégica nos negócios da companhia. Batizado de Expansão Manaus, o serviço faz parte de uma operação compartilhada e irá conectar o estado do Amazonas às regiões Sudeste e Nordeste do país. A nova linha de navegação conta com dois navios porta-contêineres e ligará os portos de Santos, Salvador, Suape e Manaus, com frequência quinzenal.
Em 15 de setembro de 2015, ocorreu a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 90, que passa a incluir o transporte no rol dos direitos sociais dos brasileiros, presente no Artigo 6º da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB). Sem dúvida há viabilidades jurídica e econômica para se transportar passageiros e cargas na navegação de cabotagem, com navios especializados, chamados de Ro-Pax. Até quando esperar para dar eficácia constitucional ao direito social do transporte e desenvolver o modal de cabotagem para a população?
O PL da BR do Mar segue parado. Não há atualizações na página da Câmara. A pedido do governo federal, o projeto de lei que cria a BR do Mar não deverá mais tramitar em regime de urgência no Senado Federal. O motivo é que neste regime a matéria passaria a trancar a pauta deliberativa e o relator da proposta, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), no entanto, ainda precisa de mais tempo para negociar os termos do parecer final.
Segue o link:
|
DESPACHO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. MENSAGEM. Nº 169, de 27 de abril de 2021. Solicita ao Congresso Nacional que seja considerada sem efeito, e, portanto, cancelada, a urgência pedida para o Projeto de Lei nº 4.199, de 2020, enviado ao Congresso Nacional com a Mensagem nº 443 de 2020.
|
Participação do AQUASEG/UFSC:
Palestra de Dr. Eduardo Antonio Temponi Lebre dia 10 de maio de 2018 as 9h
Tema: “Oceanógrafo embarcado”

No Pará, uma embarcação que transportava pessoas naufragou na rota de Santarém rumo a Vitória do Xingu, informam as autoridades que 70 pessoas estavam a bordo, o barco afundou no Rio Xingu perto do Porto de Moz e Senador José Porfírio, na madrugada de quarta-feira, 23/08/17, o primeiro boletim oficial disse que eram de 10 mortos, 15 sobreviventes e cerca de 40 desaparecidos. Outra embarcação que levava passageiros naufragou na manhã de quinta-feira, 24/08/17, próximo à Ilha de Itaparica, na localidade de Mar Grande, na Bahia, o número de mortes está em 18 corpos encontrados. Portanto, foi o segundo acidente da navegação no Brasil em pouco mais de 24 horas.
Fonte:
http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/barco-naufraga-na-bahia-marinha-confirma-18-mortos/ar-AAqDRHD?li=AAggXC1&ocid=mailsignout
http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/barco-com-70-pessoas-naufraga-no-par%C3%A1-10-corpos-foram-localizados/ar-AAqAXkf?ocid=WidgetStore

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOCEANO) promove a Palestra “A Amazônia Azul”, com o Capitão dos Portos de Santa Catarina, CMG Luís Filipe Rabello Freire.
“A seca nos verões de 2013/2014 e 2014/15 na região Sudeste do Brasil: Possíveis causas” com o Professor Pedro Leite da Silva Dias.
(mais…)

Relatório sintético dos resultados clique na imagem.

I Congresso Nacional de Direito sobre Segurança do Trabalho Aquaviário e Portuário
23 e 24 de setembro
18h30min às 22h00min
Campus da UFSC da Trindade, Florianópolis (SC)
Auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE/UFSC)

No dia 28 de setembro de 2011, no auditório da Reitoria, foi iniciada a discussão sobre a ocupação do solo da Cidade Universitária.
O Coordenador do AQUASEG, Prof. Dr. Eduardo Antonio Temponi Lebre, defendeu perante o pleno a viabilização, nos próximos anos, de uma saída par o mar a fim de permitir um melhor desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão – tripé universitário – para todos os assuntos afeitos à área da matéria aquaviária.
A UFSC é uma Universidade conhecida em âmbito nacional e sabe-se do potencial que tem. Isto não se pode resumir ao ensino, mas deve se estender à extensão e à pesquisa, razão pela qual é necessário que o desenvolvimento educacional da instituição se reflita, também, nas formas de locomoção interna e externa. Aí, excelente seria a abertura para locomoção nas águas o que, certamente, favoreceria o trabalho desenvolvido pelo AQUASEG/AQUALAB.
A reunião foi realizada no dia 22 de agosto de 2011 na sede geral da administração dos Correios – São José/SC, no período das 09:00 as 16:00 horas.
“Na parte da tarde, a reunião foi reiniciada com uma rápida apresentação do projeto de extensão AQUASEG, em processo de implementação por parte do CCJ/UFSC. O projeto prevê um conjunto de atividades educativas (curso, vídeo-aula e cartilha) voltadas para a segurança (pessoal e embarcações) nas atividades da pesca artesanal.”
(mais…)
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, designou os membros para presidir os Comitês Gestores dos Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia, com a finalidade de administrar a aplicação dos recursos repassados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para financiar atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico no Brasil. Para o Fundo Setorial de Transporte Aquaviário e Construção Naval, Marco Antonio Oliveira será o Presidente.
(mais…)