O navio cargueiro sul-coreano Stellar Daisy desapareceu na última sexta-feira (31); 24 marinheiros estavam a bordo. A pedido das autoridades uruguaias, a Marinha do Brasil enviou uma fragata para auxiliar nas buscas aos tripulantes e ao navio.
Fontes:
http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/fab-auxilia-buscas-a-22-desaparecidos-em-navio-no-uruguai/ar-BBzfsxp?ocid=mailsignout
http://exame.abril.com.br/brasil/fab-e-marinha-do-brasil-buscam-tripulantes-de-navio-desaparecido/
A Organização Marítima Internacional (IMO) se juntou com outras agências da ONU na convocação de uma ação concertada da comunidade internacional para resolver a profundamente preocupante problema da perda de vidas humanas, ferimentos, traumas e graves violações dos direitos humanos que afetam os migrantes, requerentes de asilo e refugiados viajando pelo mar.
Fonte: http://www.imo.org/MediaCentre/PressBriefings/Pages/42-migrants.aspx#.VJe0GV4Aw
Tags:
asilo políticodireitos humanosIMOmigração marítimaNATOONUrefugiadosUN
1- A Hijacking (Um Sequestro): Um filme dinamarquês, “um sequestro” foi lançado no ano de 2012. A trama do filme gira principalmente em torno do sequestro de um navio de carga dinamarquês pelos piratas somalis.
2- Stolen Seas: Lançado no ano de 2012, os mares roubados apresenta um quadro totalmente diferente para a questão da pirataria somali. O enredo do filme descreve a triste situação do pessoal equipagem de um navio de carga dinamarquês levado em cativeiro pelos piratas somalis.
3- Fishing without Nets: Ao contrário de vários de seus colegas, que abordou o assunto de seqüestro por piratas somalis, Pesca sem Nets apresentadas lado do conto dos ladrões do mar. É uma narrativa comovente, que ganhou um monte de elogios e prêmios em algumas festivais de cinema internacionais, incluindo o ‘Grand Jury Award’ na estreia “Sundance Film Festival” para o ano de 2012.
4- Captain Phillips: ‘. Maersk Alabama “O filme é uma adaptação da experiência traumática suportados pelo capitão Richard Phillips do navio de carga americano capturado para ser lançado em outubro de 2013, o lendário ator de Hollywood Tom Hanks interpreta o papel de liderança do capitão Richard Phillips . Dirigido por Paul Greengrass, com roteiro escrito por Billy Ray e ele próprio Richard Phillips, o capitão Phillips história “é baseado no livro escrito por Richard Phillips – Dever de um Capitão – depois de sua libertação do cativeiro dos piratas somalis.
5- The Project: É documentário dramático criado pelo conhecido jornalista americano Adam Ciralsky. O filme sobre piratas somalis é um relato emocionante de uma gangue de soldados-da-fortuna especialmente equipados que lidam com missões de resgate envolvendo os ladrões do mar somalis. É uma representação viva dos problemas crescentes de piratas somalis que afligem o mundo inteiro de navegação global.
Fonte: http://www.marineinsight.com/marine/marine-news/headline/top-5-must-watch-somali-pirates-movies/
Operação visa aprimoramento da fiscalização das águas territoriais e preparo da Força Naval para a atuação na Copa do Mundo 2014. Iniciada na segunda-feira (17), a operação é um exercício de grande escala que visa ao aprimoramento da fiscalização das águas territoriais brasileiras e ao preparo da Força Naval para a atuação na Copa do Mundo Fifa 2014. A iniciativa vai envolver 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por uma área de 3,5 milhões de Km² ao longo da costa do País. A operação acontece até o dia 22 de fevereiro.
(mais…)
Sob a orientação direta do Comitê de Segurança Marítima (MSC) e pela Comissão de Proteção do Meio Marinho (MEPC), o Sub-Comitê de Radiocomunicações e de Busca e Salvamento (COMSAR) consideraram as seguintes questões:
(mais…)
Dia Marítimo Mundial. Simpósio sobre Sistema de Transporte Marítimo Sustentável será realizado em 26 de setembro de 2013 na sede da IMO.

Comitê de Segurança Marítima da IMO (MSC) está reunido na sede da Organização em Londres para sua 92º sessão, nos dias 12 a 21 junho de 2013. O MSC deverá aprovar emendas à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), as mudanças serão relativas a exercícios de resgate de passageiros; discutir recomendações preliminares resultantes do incidente Costa Concórdia e considerar as questões relacionadas à pirataria e assaltos à mão armada contra navios e outros itens apresentados pelos sub-comitês da IMO.
(mais…)
O Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação através da Revista Âmbito Jurídico publicaram um artigo inédito sobre a liberdade dos mares e o direito internacional. Os autores estudaram profundamente o tema sobre a Iniciativa de Segurança Contra a Proliferação (PSI), criada em 2003, pelo governo Americano e a liberdade dos mares, questões sobre a atual vigência de um estado de alerta sobre proliferação de armas de destruição em massa e o seu transporte pelos mares.
Informações Bibliográficas
CONTINI, Alaerte Antonio; LEBRE, Eduardo Antonio Temponi; PERGHER, Heitor. A repercussão da iniciativa de segurança contra a proliferação de armas de destruição em massa no Direito Internacional Marítimo. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 108, jan 2013. Disponível em: <http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12648&revista_caderno=16