Pescadores artesanais são perseguidos por embarcação pesqueira industrial em SC

30/05/2012 17:21

A perseguição que ocorreu em vias aquaviárias próximas à costa da cidade de Porto Belo foi registrada em vídeo amador, por um dos pescadores artesanais que estavam em um bote pequeno, os quais foram ameaçados por um navio pesqueiro de proporções relativamente grandes. Tal afronta ocorreu pelo fato de barcos de pesca industrial estarem pescando a ‘corvina’, uma espécie de peixe que a legislação indica ser objeto privativo de pescadores artesanais. Outra reclamação dos pescadores artesanais é o fato de os navios da pesca industrial se aproximarem das praias e locais de pesca tradicional.

As imagens gravadas trazem indícios que devem ser investigados pelas autoridades competentes. À Marinha do Brasil caberá a abertura de um Inquérito Administrativo de Fatos da Navegação (IAFN) para apurar este fato da navegação, no caso, envolvendo a segurança da navegação no tráfego aquaviário e as responsabilidades de todos envolvidos no episódio. Em relação às denúncias dos pescadores artesanais, que obviamente apelaram para a mídia no sentido de expor o problema em rede nacional de âmbito regional, caberá às autoridades ambientais, que são os órgãos públicos integrantes do SISNAMA, proceder com as investigações relativas à pesca ilegal.

A reportagem traz relatos dos pescadores que foram ameaçados, bem como as reivindicações da comunidade da Vila dos Araçás. Para ver o episódio, clique na imagem a seguir e assista a matéria da RBS.