Acidentes no meio aquaviário e a cultura de salvaguarda da vida humana no mar

24/02/2012 14:07

Rememorando a história sobre o AQUASEG/CCJ/UFSC, ele iniciou, em 2003, as atividades sobre a segurança da navegação, tendo como o principal fator inspirador de pesquisa, extensão e de ensino universitários um acidente ocorrido com um jet ski adulterado, que causou a morte de uma criança e ferimentos graves em outras duas, ocorrido em 17 de março de 2002, na Costa da Lagoa, em Florianópolis. Pois bem, há poucos dias, no Carnaval de 2012, mais uma vítima fatal foi uma criança que visitava a praia de Guaratuba na Cidade de Bertioga em São Paulo, igualmente, registra-se a ocorrência de outro caso de acidente de jet ski durante o Carnaval na barragem Corredores, zona rural de Campo Maior, dia 20, que matou um estudante de Direito. No caso de Florianópolis já ocorreu a condenação da condutora que causou, com o jet ski, a morte da criança e a lesão nas outras. Pode-se ver a sentença consultando o site:

A cultura de salvaguarda da vida humana no mar e a segurança do tráfego aquaviário deve ser ampliada através de pesquisas e do ensino e reproduzida pelos meios acadêmicos de extensão que atingem as comunidades litorâneas ou as que têm águas interiores, até mesmo por universidades que ficam longe da região costeira e, também, por escolas de ensino fundamental e médio, lembrando-se que no Brasil a maior parte de sua população vive no litoral ou até 200 km dele, frequentando muito as praias, portanto, há muito o que se fazer ainda pela segurança da navegação e a educação é um caminho democrático e solidário que se mostra eficaz.